Para utilizar todo o potencial dos hadrwares e softwares que criam, os humanos precisam de cérebros super desenvolvidos. Afinal, quanto mais cérebro, melhor a tecnologia, e vice-versa. E assim a brincadeira vai ficando cada vez mais interessante.
Então, prepare-se: você está prestes a se tornar um super humano.
Dois neurocientistas e o “biohacker” Dave Asprey contaram ontem no SXSW como fazer para aumentar a capacidade do seu cérebro e quais ferramentas utilizar para melhorar a memória, atingir estados mais relaxados de consciência e, de maneira geral, ser mais capaz e inteligente do que você é hoje. É preciso investimento e tempo, mas, como disse meu parceiro de conferência, “isso não é a coisa mais importante da vida?”
Muita gente parece pensar o mesmo.
Para um auditório (dos grandes) lotado, a especialista em games Jane McGonical contou como uma concussão, resultado de um acidente, a levou a criar um jogo sério e apoiado em extensa pesquisa médica: o Superbetter. O jogo foi lançado ontem na App Store, é gratuito e serve para qualquer pessoa que precisa vencer uma doença ou condição – seja ela uma concussão, obesidade, depressão, gripe, etc.
Jane citou as cinco coisas que pessoas em seus leitos de morte mais se arrependem de ter/não ter feito na vida (http://www.guardian.co.uk/lifeandstyle/2012/feb/01/top-five-regrets-of-the-dying). Segundo ela, quem joga provavelmente não terá esses arrependimentos: não tivesse trabalhado tanto, tivesse mantido contato com amigos e familiares, tivesse tido a coragem de expressar os sentimentos, tivesse se permitido ser mais feliz, tivesse tido a coragem de viver uma vida mais de acordo com o que queria, e não com o que os outros esperavam.
Citando uma declaração de Will Wright, o criador do The Sims (“I believe we are at the cusp of a Cambrian explosion of possibilities”), Jane diz acreditar que as possibilidades agora tendem para a criação de jogos que encorajam humanos a viver a vida sem arrependimentos, pelo estímulo a três pilares essenciais ao crescimento humano: coragem, motivação (agency) e tempo. Para ela, a tendência são jogos que ajudam os humanos a realizar seu potencial.
Jogos agora são para os fortes, e usar a internet apenas para passar o tempo já era.
_______________________________________
Referências:
Superbetter – https://www.superbetter.com
Everest, live your dreams – http://evr.st/
Lumosity – http://www.lumosity.com/
Dailyfeats – http://www.dailyfeats.com/
Dave Asprey – http://www.bulletproofexec.com/
, updated on