Metrô de NY: ponto de vista do usuário. Mesmo!

Se existe uma interface de visualização do status de uma linha de metrô mais eficiente que esta, eu desconheço. Imagine que você, de repente, acordou em um vagão de um metrô em Nova Iorque (vai que você estava cansado e tirou um cochilo ou, sei lá, tomou um porre e não tem ideia de como foi parar lá). Depois de recuperar os sentidos, você olha para a imagem abaixo:

mostrador_metro_NY

Então você, mesmo estando em uma das maiores e mais complexas malhas de metrô do mundo, sabe que:

– A próxima estação é a Atlantic-Barclays;
– Ela tem acesso para cadeirantes;
– Ela tem baldeação para as linhas 2, 3, 4, D, N etc.;
– A estação Canal St já é em Manhattan, então você está em algum lugar fora da ilha;
– A última parada é a Astoria-Ditmars Blvd (na outra ponta desse letreiro digital e que ficou de fora da foto).

Como as linhas são muito longas, o letreiro mostra as próximas sete ou oito estações e depois pula algumas e exibe outro trecho lá para a frente, assim você tem uma maior variedade de paradas sendo mostradas ao mesmo tempo – mesmo que perca algo no meio, o letreiro vai mudando rapidamente à medida que o trem vai avançando, o que aumenta a probabilidade de ver logo uma parada que seja interessante para você desembarcar.

O “Next stop” muda para “This is” quando o trem chega na estação, uma espécie de “salta logo que é aqui!” circulado em vermelho. O uso das cores, aliás, ajuda muito na identificação de prioridades: vermelho para o que é mais importante, amarelo para os nomes das estações e verde para outras rotas que cruzam com as daquela linha.

Claro que esse mostrador não está presente em todas as linhas de metrô Nova Iorque – acho que nem na metade delas (afinal, são mais de mil km de trilhos). Então muito cuidado com onde você dorme!



One thought on “Metrô de NY: ponto de vista do usuário. Mesmo!

  1. fui uma vez para NY, fiquei no pesavlinnia hotel em manhatan mas nao consegui pegar um metro sequer, pois fui sozinha com meu marido ( com a cara e a coragem) -fui pegar um taxi 4 dias depois que eu estava la, fazia tudo a pe9, com uma estae7ao do metro bem na frente de onde eu estava, como e9 que eu fae7o pra andar de metro da proxima vez que eu for para NY ? por exemplo ir ate a estatua da liberdade, pretendo ficar proxima a street 47 ou ir ao central parque, outro lugar que nao fui da primeira vez ..eu ficava com muito medo de errar o ponto de descida, de nao saber pegar linha amarela, vermelha etc .. e sem ninguem pra me orientar mas gostei do seus conselhos .

comente