Psicologia para designers

psicologia para designer

psicologia para designerPsychology for Designers é um livro no estilo guia de bolso publicado pela Five Simple Steps no começo de 2013. Seu autor, Joe Leech, é diretor de UX na cxpartners (Bristol, Reino Unido), uma das empresas internacionais parceiras da Saiba+.

Os projetos com a cxpartners são sempre uma oportunidade de aprendizado para mim. Foi quando Joe veio ao Brasil acompanhar nosso trabalho em um de seus projetos que comecei a perceber que tinha alguma coisa diferente na maneira dele olhar e direcionar as entrevistas da nossa pesquisa.

Também pudera, além dos mais de 10 anos de experiência trabalhando com estratégia digital e UX, Joe estudou neurociência e fez mestrado em interação humano-computador – e sabe bem como implementar em nossa rotina esse histórico acadêmico difícil de encontrar por aqui.

A ideia do livro é mostrar como podemos melhorar nossos projetos por meio da psicologia. Joe começa fazendo uma comparação entre sua linha de estudo e a de sua mãe, descrevendo de forma bem simples as diferenças entre os diversos tipos de psicologia e seguindo com exemplos reais e práticos de como aplicar esse conhecimento, tornando o que poderia ser um texto denso em uma leitura fácil e no mínimo interessante.

O livro tem como objetivo ajudar o designer a descobrir qual tipo de psicologia pode ser útil em determinado projeto, qual a melhor hora de buscar por ele, como realizar essa pesquisa, como encontrar o embasamento teórico necessário e quando utilizá-lo. Para Joe, esse processo não só ajuda a tomar decisões mais conscientes como também possibilita ao designer maior poder de argumentação frente ao cliente. Mas ele alerta: a psicologia deve estar presente para auxiliar a definição de um começo, de um ponto de partida, e não como ferramenta para solucionar problemas. Para eles, seguimos com as pesquisas.

Se você se interessou pelo tema, o autor criou um blog para acompanhar o ebook com mais materiais e textos: http://psychologyfordesigners.com

 



comente