Testes de usabilidade iterativos

Testes de usabilidade iterativos

Como fazer com que a UX seja de fato uma ferramenta de melhoria do seu ambiente digital, e não apenas uma caixinha para dar “check” no cronograma do projeto?

Para sentir a UX “à flor da pele” e o rush de descobrir problemas, aplicar imediatamente as soluções e validar rapidamente os resultados, experimente trocar o teste único com dezenas de usuários por baterias de testes menores e periódicos.

Como sabemos, ambientes digitais não são livros impressos: estão sempre evoluindo, se modificando, incorporando novas ferramentas, passando por reformas e modernizações. Uma das principais vantagens do digital é justamente o estado de “beta” permanente. É quase como se não houvesse fim para um projeto digital. Então, qual o sentido de realizar um teste de usabilidade antes do lançamento e pensar nisso de novo só dali a anos, quando a interface já está evidentemente ultrapassada e o site está com aquela cara de anos 90? Nesse meio tempo, muitos negócios são perdidos. Por isso, preocupe-se em manter acesa a chama da usabilidade: considere a realização de testes iterativos.

Dependendo do projeto, da interface, do negócio, é perfeitamente viável e traz respostas muito válidas um teste rápido com quatro pessoas – que serve para validar um fluxo, uma transação, uma ferramenta – e que se repete após um determinado período com mais quatro usuários, pois estes irão avaliar a ferramenta já ajustada de acordo com os achados da primeira bateria.

Dicas para testes iterativos:

Defina uma agenda de testes – toda semana, a cada 15 dias ou mensal
– Comece pequeno – teste com 4 pessoas por rodada -, aprenda e comece novamente
Não espere ter algo final para testar – o importante é trazer a cultura de pesquisa para o processo. Aprenda cedo e corrija logo possíveis desvios de rota
Envolva toda a equipe – quanto mais gente, de áreas diferentes, assistindo, melhor
Não se atenha a um relatório – uma reunião tipo workshop com todos os envolvidos para debater os problemas e desenhar soluções é o melhor entregável de uma bateria de testes
Pronto! Coloque as ideias em prática e comece um novo ciclo

Veja um exemplo de projeto de teste iterativo realizado pela Saiba+ em 2015, neste post da diretora Ana Coli.



Alessandra Nahra

Escrevo, cuido de bichos, danço, cozinho, planto e tento ser amável com todo mundo.

comente