O que é o focus group

O grupo focal é uma metodologia de pesquisa bem conhecida e uma das mais utilizadas em pesquisa de mercado. O objetivo é reunir um grupo de pessoas – clientes, consumidores, prospects – para debater um produto ou serviço. No caso da pesquisa de usabilidade/UX, os grupos de foco são utilizados para promover conversas sobre serviços relacionados a interfaces digitais. Por exemplo: um banco vai reformular o IB e quer conhecer a opinião de seus clientes sobre a interface atual, ouvir sobre interfaces concorrentes através de clientes de outros bancos; saber das necessidades das pessoas em relação ao serviço, hábitos e contexto de utilização etc.

As discussões geram ideias para reformulações, novas interfaces e ferramentas, trazem à luz problemas de utilização do serviço, descortinam hábitos e necessidades que podem ter interferência ou informar o design. É uma das ferramentas do cinto de utilidades da UX 🙂

Assim como em testes de usabilidade, os grupos focais também são conduzidos a partir de um roteiro. Na maioria das vezes, no entanto, não há navegação em interfaces, então o roteiro se atém a assuntos para debate e perguntas diretas. O grupo é coordenado por um moderador que apresenta as pautas, estimula as discussões e, muito importante, age no sentido de evitar desvios do assunto abordado – algo muito comum quando se trata de grupos.

Outra coisa que acontece muito em grupos focais é a conversa virar um SAC. Sabendo que a empresa quer ouvi-los, os participantes aproveitam para reclamar. Esse desabafo é estimulado pelos outros entrevistados: todos têm ou já tiveram pelo menos um problema, dificuldade ou implicância. Para que a conversa seja construtiva, é fundamental a intervenção do moderador.

Na Saiba+, temos procurado enriquecer os grupos focais com exercícios práticos de design. Além de debater sobre problemas e necessidades, convidamos os participantes a pensar sobre soluções – e até a arriscar sugestões em desenhos. O resultado é uma dinâmica mais divertida, mais movimentada, e com mais resultados práticos.

 


, updated on

Alessandra Nahra

Escrevo, cuido de bichos, danço, cozinho, planto e tento ser amável com todo mundo.

comente