10 dados para convencer sua empresa a investir em mobile

Que é preciso ter um site mobile tão bom – ou melhor – que o site desktop você já sabe. Mas, ao analisar alguns dados de pesquisas recentes, percebe-se que não basta oferecer um super carrinho e checkout expresso. Todos os pontos da experiência do usuário precisam de atenção específica: a página do produto, a busca, os reviews, as ferramentas que permitem comparar produtos.

Acompanhe no blog da Saiba+ a série em que falaremos sobre cada um desses pontos. Por agora, dê uma olhada nos números e vá preparando o budget (que nem precisa ser assim tão milionário). Afinal, segundo Austin Knight, da HubSpot, em matéria do E-commerce Brasil, “o investimento de 10 mil dólares em usabilidade tem o potencial de trazer um crescimento de mais de 200% em 10 anos” (1). É um bom negócio, não acha?

– No Brasil, 78% das pessoas acessam a internet pelo celular com tanta frequência quanto acessam pelo desktop (2)

– A segunda atividade mais realizada em interfaces mobile – depois do acesso a redes sociais – é a consulta a mecanismos de busca. A procura por informações sobre produtos ocupa o sexto lugar na lista de atividades mais realizadas pelo celular (2)

– Ainda que apenas 8% dos participantes do estudo Consumer Barometer tenham afirmado que finalizaram a compra pelo smartphone, 25% usaram seus celulares para a pesquisar sobre o produto que queriam comprar (2)

dispositivos

– A pesquisa online é importante tanto para quem compra pela internet (45% das pessoas que pesquisam produtos online finalizam a compra pela internet) quanto para quem compra na loja física: 19% desses compradores afirmam pesquisar na internet antes de ir à loja (2)

– A maior parte desses compradores usa os celulares para fazer pesquisas preliminares, no início do processo de escolha e decisão. Uma vez que tenham decidido pelo produto, usam o celular para comparar opções e buscar opiniões de outras pessoas (2)

pesquisa

– 88% dos compradores online afirmam que não voltam a um site em que tiveram uma experiência ruim (4)

– 79% dos usuários vão para outro site quando não encontram o que procuram (1)

problemas

– Ao terem problemas no acesso a um site via celular, o que os usuários fazem? 38% tenta novamente, através de outro dispositivo. Porém, um número igual de usuários encontra um site que funcione melhor no celular (2)

– De maneira geral, 20% das compras por internet são concluídas no smartphone ou no tablet (3)

– Entre os maiores varejistas brasileiros, as transações mobile cresceram 24% entre julho e setembro de 2015, em relação ao trimestre anterior (3)

__

Fontes:

Todos os gráficos são do Consumer Barometer

  1. E-commerce Brasil
  2. Consumer Barometer
  3. Criteo State of Mobile Commerce
  4. E-consultancy

, updated on

Alessandra Nahra

Escrevo, cuido de bichos, danço, cozinho, planto e tento ser amável com todo mundo.

comente