ideias

  • Chile, 10 anos depois – ou como foi o ISA16

    “Como podemos desenhar ambientes digitais que se mantenham íntegros a logo prazo?”   Com essa pergunta, Jorge Arango deu o tom de sua fala no ISA16. Arquiteto de formação, projetava casas e prédios antes de migrar para o digital. Uma casa é feita para durar anos. Já um site está (ou ao menos deveria) em […]

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  • Página de produto em e-commerce mobile: como aproveitar o espaço

    Durante o processo de escolha-decisão-compra, o celular é utilizado, principalmente, para comparar produtos, preços e características – essa é a atividade de pesquisa mais realizada no smartphone para 33% dos respondentes do Consumer Barometer Survey 2014/15*. A página de produto deve oferecer ao consumidor tudo que ele precisa saber para decidir e tirar do bolso […]

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  • Busca em e-commerce: o que faz sentido na tela reduzida

    80% dos usuários de internet no mundo têm um smartphone. No entanto, as taxas de conversão do acesso mobile a sites de e-commerce ainda são muito baixas – cerca de ⅓ a ¼ da conversão no desktop (1). Esse dado evidencia uma característica que observamos com frequência em testes de usabilidade: as pessoas pesquisam no […]

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  • 10 dados para convencer sua empresa a investir em mobile

    Que é preciso ter um site mobile tão bom – ou melhor – que o site desktop você já sabe. Mas, ao analisar alguns dados de pesquisas recentes, percebe-se que não basta oferecer um super carrinho e checkout expresso. Todos os pontos da experiência do usuário precisam de atenção específica: a página do produto, a […]

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  • Boas práticas em formulários mobile

    Preencher formulários é uma realidade da vida. E preenche-los no celular está ficando cada vez mais comum. Agora só falta ficar mais fácil – o que é responsabilidade dos designers. A eles cabe ajudar os usuários a completar esta tarefa que nunca é um fim em si, projetando elementos que aumentem a taxa de sucesso […]

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  • Eye tracking para usabilidade

    Eye tracking é uma metodologia que permite ao pesquisador acompanhar o olhar do usuário sobre uma interface ou objeto. Esse registro é feito através de um dispositivo que mapeia os movimentos dos olhos – acoplado à cabeça do usuário ou na tela. O eye tracking tem inúmeras aplicações, em diversas áreas do conhecimento humano, como […]

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  • O que é o diário de uso continuado

    É uma metodologia de pesquisa que pode ser aplicada quando é necessário conhecer hábitos de utilização de um produto ou serviço no dia a dia, ou durante diferentes períodos de tempo. Também serve para mapear rotinas não necessariamente relacionadas a um produto específico e fornecer insights sobre a vida do usuário – o que, por […]

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  • 4 pontos para se pensar ao projetar interfaces mobile

    No Brasil, a acesso à internet pelo celular já ultrapassa o acesso através do desktop. É o que mostra a pesquisa The Connected Consumer Survey 2016, do Google: 59% afirmaram que o smartphone é seu dispositivo prioritário para navegar. Portanto, é imprescindível prestar muita atenção aos detalhes que garantem a qualidade da experiência do usuário […]

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  • Como a etnografia pode colaborar com a pesquisa de UX?

    A etnografia é um dos métodos de coleta de dados da antropologia, ciência que estuda o homem em sociedade. No método etnográfico, o pesquisador mergulha na comunidade pesquisada, observando e vivenciando seus hábitos, seu habitat, seu dia a dia, sua cultura. O contexto é o elemento mais importante da etnografia. Em pesquisa de mercado, a […]

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  • Hora de conduzir o teste

    Preparamos uma checklist para o dia D. Estamos pensando aqui na realização de testes na sua própria sala ou escritório (se os testes forem acontecer em salas contratadas, você não vai precisar cuidar de alguns dos itens, como os lanches). Antes: – A equipe envolvida no serviço de um teste deve saber, com certa antecedência, […]

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  • Cidades inteligentes e projetos para a coletividade

    Palestrei no TDC e voltei inspirada pelos projetos para melhorar o mundo Pessoas que fazem projetos com o único intuito de ajudar a comunidade em que vivem, tornar o mundo um lugar melhor, ter do que se orgulhar… Como não amar? O Gustavo Muniz do Carmo, por exemplo, é um desenvolvedor que criou um aplicativo […]

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  • UX na mesa com os C-levels

    91% das pessoas abandonam sites não pensados para mobile (1). Para mostrar de maneira tangível aos executivos das marcas anunciantes que UX tem um impacto direto em resultados, o Google Brasil convidou cerca de 20 empresas para o Google Mobile Recall. O evento foi planejado para que os participantes refletissem sobre a questão: “seu site […]

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  • O que é o focus group

    O grupo focal é uma metodologia de pesquisa bem conhecida e uma das mais utilizadas em pesquisa de mercado. O objetivo é reunir um grupo de pessoas – clientes, consumidores, prospects – para debater um produto ou serviço. No caso da pesquisa de usabilidade/UX, os grupos de foco são utilizados para promover conversas sobre serviços […]

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  • O que é o teste A/B

    Teste A/B é uma experiência com seu site. Lembra das aulas de ciências na escola, quando você plantou duas sementes de feijão, deixou uma na luz e outra no escuro e depois de alguns dias foi ver o que aconteceu com cada uma? Em um teste A/B dividimos os acessos do site entre duas versões […]

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  • Como moderar um teste de usabilidade

    No post anterior desta série, falamos sobre o roteiro para um teste de usabilidade. É no roteiro que elencamos tudo que deve ser avaliado, as perguntas e tarefas que devem ser realizadas. No entanto, o roteiro deve ser visto como um guia, e ser adaptado de acordo com o andamento do teste. É preciso ter […]

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  • O que eu aprendi com o teste de usabilidade – Jéssica Xavier, Cielo

    Como analista de marketing responsável pelos canais digitais do Programa de Fidelidade da Cielo, Jéssica Xavier cuida de todos os pontos de contato do programa com o cliente (usuários das soluções de venda da Cielo) – site, aplicativo, contact center e URA, entre outros. A Saiba+ testou, em março de 2016, o novo site do […]

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  • UXLx e o lugar do designer no mundo

    De 24 a 27 de maio, o UXLx, uma das conferências de usabilidade mais importante do mundo, reuniu profissionais de diversos países na cidade de Lisboa para debater sobre práticas e tendências da área. A sétima edição do evento, com duração de quatro dias, recebeu nomes como Amber Case, Giles Colborne e Alan Cooper – […]

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  • UXConfBR: celebrando o design estratégico

    Saem wireframes e entram métricas, MVP, métodos ágeis. Na UXConfBR, que aconteceu em Porto Alegre nos dias 20 e 21 de maio, as clássicas conversas sobre entregáveis e processos perderam muitos minutos para discussões sobre como a UX está impactando nos negócios. Que o design é uma ferramenta estratégica nós já sabemos: a diretora da […]

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  • Saiba+ no Path

    No segundo fim de semana de maio, São Paulo recebeu mais uma edição do Festival Path. Inspirado no SXSW, o Path tem como foco inovação e criatividade, trazendo uma variedade de eventos simultâneos. Foram palestras, shows, filmes, exposições e rodadas de negócio, tudo distribuído em algumas das localidades mais importantes do mapa cultural de Pinheiros, como […]

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  • Para o que serve o mapa do site

    Um documento simples. O “101” da arquitetura de informação. Provavelmente o primeiro entregável que muito arquiteto de informação fez na vida. O mapa do site é, efetivamente, a planta baixa do site. Mostra os detalhes da “construção”: cada quarto, a metragem deles, o que vai ter em cada um. Olhando o mapa do site sabemos […]

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